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AJUDE O SEU FILHO A APRENDER
Trechos do Livro, “Ajude o Seu Filho a Aprender” de Christian Thomas e Bernard Viselthier, Editora Edições ASA, Cadernos Pedagógicos com o patrocínio do Ministério da Educação Português.
Páginas 9, 10, 11, 12 e 13. (livro com 62 páginas).
ALGUMAS IDEIAS FEITAS, E COMO LIVRAR-SE DELAS
As ideias feitas são como hábitos: vive-se com elas sem se saber bem porquê. Ponhamos as coisas em pratos limpos: muitas delas tornam o nosso espírito menos disponível para a lógica, menos pragmático, menos aberto ao progresso.
Aí vão seis ideias feitas de que é preciso livrarmo-nos quanto antes.
1. A educação é coisa só para especialistas NÃO! “… Na escola primária é que surgem geralmente as dificuldades. Os deveres e as lições instalam-se no quotidiano. Os Professores, como mais tarde no liceu ou no colégio, constatam os resultados (deveres bem ou malfeitos, lições fixadas ou “esquecidas”); mas quanto ao que originou esses bons ou maus resultados pouco ou nada sabem… . Vós, os pais, é que deveis poder dar as respostas. …”
2. O sucesso escolar depende do meio sociocultural NÃO! “Recebemos por vezes pais que pensam que a sua prole não pode ter sucesso escolar porque eles próprios falharam na escola. De facto, há menos filhos de operários que de quadros superiores que preparam o acesso ao ensino universitário; mas os pais não devem dar-se por vencidos à partida, persuadidos de que a criança não será capaz. Isso seria uma estupidez! ...”
3. O sucesso não é para todos: há os que são dotados e os outros… NÃO! “ … Embora seja verdade que o talento não é igualmente repartido, a distinção é muito mais subtil. Por um lado, de nada serve ser dotado se não se souber tirar o máximo partido desses dotes. Por outro lado, os “menos dotados” podem adquirir métodos que não só os ajudam a sair das últimas fileiras como também lhes permitem revelar dotes ignorados. …”
4. Não se pode lutar contra uma certa fatalidade NÃO! “ … Ouvimos muitas vezes dizer: “Na família ninguém tem queda para a matemática, onde queriam que o pobre miúdo a fosse desencantar?” Esta fatalidade, cavalo-de-batalha da maioria, não passa para nós de uma visão teórica e constitui, de qualquer modo, uma falsa desculpa.”
5. Uma criança que não gosta da escola não pode ter sucesso escolar NÃO! “Intrinsecamente a afirmação é indiscutível: só se faz aquilo de que se gosta e dificilmente alguém consegue afirmar-se em ambientes que sente como hostis. Mas cuidado: se o seu filho não gosta da escola, é talvez porque a imagem que tem dela não é positiva e que não se sente à vontade; talvez também porque a imagem que ela lhe devolve o rebaixa, o desvaloriza, o culpabiliza. … … O “método La Garanderie” permite aprender os gestos mentais que por vezes dormitam em cada indivíduo, os gestos que salvam. Certos indivíduos parecem desprovidos de aptidões intelectuais: é unicamente porque eles não adoptaram os bons hábitos mentais em que se baseiam essas aptidões. Repetimo-lo, pois é fundamental: as aptidões assentam em hábitos. Uma vez adquiridos esses hábitos mentais, as aptidões podem manifestar-se, embora, o seu desenvolvimento varie de indivíduo para indivíduo. …”
6. Nós, pais, não podemos ser úteis: o que se ensina hoje às crianças escapa-nos totalmente NÃO! “Isso pode parecer verdade quando se considera os métodos de aprendizagem na sua globalidade. Mas, observando mais de perto e em particular ao nível do Ensino Básico, essa posição equivale à política da avestruz. Mesmo que se sinta algo “ultrapassado” pela abordagem utilizada em certas disciplinas, você é de facto o primeiro educador do seu filho; compreendendo como a “mente” dele funciona, você prepara eficazmente os resultados, zelando pelos bons métodos de trabalho, e esclarecendo – mesmo que nada saiba da matéria estudada – a orientação a seguir. …”
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